Cidade

Suplementos alimentares, exercício de resistência, perda de massa e força muscular abrem EndoSul

Congresso aconteceu entre os dias 4 e 6 de agosto, na sede da Associação Médica do Paraná, com uma vasta programação de palestras, conferências e debates relacionados à endocrinologia

Um debate sobre a Endocrinologia do Exercício e Suplementação Alimentar abriu a programação do 11º EndoSul - Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) conta com a presença de 400 médicos e profissionais de outras áreas da saúde. O EndoSul acontece até domingo, na sede da Associação Médica do Paraná, com uma vasta programação de palestras, conferências e debates relacionados à endocrinologia.

A endocrinologista Victoria Borba, diretora do Departamento de Metabolismo Ósseo e vice-presidente da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, chamou a atenção para a importância do diagnóstico e tratamento precoce da sarcopenia, que é a perda de massa e força muscular relacionada ao envelhecimento. Atividade física, intervenção nutricional e medicamentos compõem o tripé de tratamento, que deve ser individualizado. A reposição de proteínas, creatina e prebióticos deve ser recomendada, já o uso de androgênicos está associado a efeitos colaterais como retenção hídrica, apneia do sono e risco cardiovascular. “Em idosos e doentes crônicos é importante fazer a devida triagem no consultório, avaliando força e desempenho físico. E, confirmada a sarcopenia, o tratamento deve ser individualizado”, recomenda a especialista.

Mestre em fisiologia do exercício e professor associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sérgio Gregório da Silva falou sobre o Exercício Resistido e Controle de Peso. Considerado vital à saúde óssea nas mulheres no pós-menopausa e em idosos, o palestrante lembrou que, o exercício resistido (feito com máquinas, peso livre ou o próprio corpo) “é fundamental e deve ser utilizado como parte de programa de redução de peso e nós, agentes de saúde, temos que fazer que o exercício seja adotado como estilo de vida e relacionado ao prazer, ou não teremos aderência e os ganhos necessários”. Ele também chamou a atenção para estudos, demonstrando que dietas de restrição calórica mais exercício podem reduzir gordura e massa magra num primeiro ano e conduzir a um reganho de 100% da gordura perdida e redução de massa magra após sete.

O terceiro palestrante convidado foi o endocrinologista Fulvio Thomazelli, de Santa Catarina, que tratou da Eficácia e Segurança do Exercício Intervalado e de Alta Intensidade. Conhecido pela sigla HIIT (do inglês High Intensity Interval Training), este tipo de treino ganhou inúmeros adeptos no Brasil, mas sua indicação deve levar em conta o perfil do praticante, com uma atenção especial às lesões ortopédicas. Pelos estudos apresentados por Thomazelli, o HIIT tem se mostrado superior a exercícios de moderada intensidade, no que se refere ao condicionamento cardiorrespiratório, mas não conduz a melhorias significativas das variáveis metabólicas se comparado a outras atividades. “Apesar de seguro e bem tolerado, o HIIT não deve ser supervalorizado como método emagrecedor. É importante lembrar também que existem limitações e contraindicações que precisam ser respeitadas, por isso, a importância de implementar um programa progressivo e supervisionado”, alertou.

Fechando o debate a endocrinologista Rosana Radominski, do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas falou sobre Mitos e Verdades dos Suplementos Alimentares. Além de apresentar dados sobre o consumo ideal de macronutrientes presentes na dieta, a especialista falou sobre whey protein, caseína, cafeína e creatina, os ergogênicos mais populares entre os praticantes de atividade física. “As pessoas usam por considerarem que são produtos naturais e que não trazem complicações. Mas a verdade é que alguns trazem efeitos adversos, caso dos termogênicos, e outros não tem um efeito de melhorar a performance como é esperado”, pontuou. Exceto em casos específicos, a maioria dos adultos pode obter todos os nutrientes que necessitam ingerindo uma dieta variada, com alimentos nutricionalmente densos. Uma performance de sucesso é, portanto, a soma de genética, treinamento e nutrição, somado a um sono reparador, equipamentos adequados e à atitude do praticante.

A programação científica segue com outros temas importantes, como os benefícios e riscos da suplementação de testosterona em homens com declínio relacionado à idade; atualização da terapia hormonal na menopausa; tratamentos medicamentosos na diabetes gestacional; terapias de reposição de hormônio do crescimento em crianças com baixa estatura; o papel das insulinas modernas; a conduta no transtorno de identidade de gênero; tratamento para mulheres com aumento de pelos ou calvície; a cirurgia bariátrica com objetivo de obter a remissão do diabetes; entre outros.

Veja a programação completa do 11º EndoSul no site www.endosul2017.com.br.

SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br | www.facebook.com/sbemparana

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017